O seu produto é melhor que o do concorrente,mas ainda sim não vende, Por Quê?
O seu produto é melhor que o do concorrente, o preço é parecido, mas ainda sim não vende, Por Quê? Para tentar explicar, vamos utilizar
A Ruptura de estoque é conhecida e temida por 99,9% dos profissionais do Trade Marketing, nos dias de hoje, onde o espaço no ponto de venda é extrema disputado, uma marca não pode se dar ao luxo te ter rupturas de estoque. O Termo ruptura de estoque ficou conhecido pelos profissionais de varejo e do Trade Marketing para definir a ausência do produto no ponto de venda. A Ruptura de estoque se deve a diversos fatores, os mais conhecidos são:
Antigamente, quando se falava de ruptura de estoque, o assunto não era tão assustador, a mentalidade era que o consumidor voltaria outro dia para comprar, ou que apenas uma venda seria perdida, em outros tempos o varejo e a indústria não tinham tantos concorrentes como hoje em dia.
Os tempos mudaram, hoje o varejo tem diversos concorrentes disputando um espaço na cabeça do consumidor, como por exemplo os hiper mercados, além da concorrência com os outros hiper mercados ainda tem o varejo de bairro, quitandas, lojas virtuais etc. e as marcas que antigamente enfrentavam poucos concorrentes, hoje lutam por um espaço mínimo no ponto de venda.
O perfil do consumidor mudou, hoje ele quer tudo para ontem, o cliente não vai deixar o mercado sem adquirir o item que pretendia comprar, e hoje em dia o consumidor não tem mais aquele hábito de estocar produtos na sua casa, na grande maioria das residências a compra é feita de forma semanal.
Se um produto passa por constantes problemas de ruptura de estoque o relacionamento com o varejo fica abalado, o varejista sabe que se o consumidor não encontrar o produto que quer, pode mudar o hábito e começar a frequentar outros pontos de venda. Não é incomum o varejo simplesmente expulsar marcas que não tem giro ou apresentam problemas de estoque.
Muitos consumidores herdaram suas preferências de marcas do seus pais, avós e como de costume seguem fiel a marca, mas uma vez que sua marca apresenta problemas de Rupturas de estoque o consumidor pode experimentar a marca do concorrente e fazer a troca.
Alguns produtos tem o Lifetime Value altos, são produtos que o consumidor utiliza a vida toda, já imaginou quanto dinheiro isto representa?
Rupturas de estoque devem ser levadas a sério, como um dos principais itens do check list de vendas e Marketing.
Quantidade de Rupturas é um dos principais indicadores de desempenho KIP do Trade Marketing.
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