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Consequências de Ruptura de estoque

Ruptura de estoque

A Ruptura de estoque é conhecida e temida por 99,9% dos profissionais do Trade Marketing, nos dias de hoje, onde o espaço no ponto de venda é extrema disputado, uma marca não pode se dar ao luxo te ter rupturas de estoque. O Termo ruptura de estoque ficou conhecido pelos profissionais de varejo e do Trade Marketing para definir a ausência do produto no ponto de venda. A Ruptura de estoque se deve a diversos fatores, os mais conhecidos são:

  • Atraso na entrega dos produtos (Problemas de distribuição, fabricação e estoque da indústria).
  • Falta de atenção dos encarregados do departamento de compras e representantes comerciais.
  • Aumento de demanda inesperada.
  • Estoque virtual (Quando o produto consta no sistema na loja mas não está no estoque).
marketing-consumidor

Antigamente, quando se falava de ruptura de estoque, o assunto não era tão assustador, a mentalidade era que o consumidor voltaria outro dia para comprar, ou que apenas uma venda seria perdida, em outros tempos o varejo e a indústria não tinham tantos concorrentes como hoje em dia.

Os tempos mudaram, hoje o varejo tem diversos concorrentes disputando um espaço na cabeça do consumidor, como por exemplo os hiper mercados, além da concorrência com os outros hiper mercados ainda tem o varejo de bairro, quitandas, lojas virtuais etc. e as marcas que antigamente enfrentavam poucos concorrentes, hoje lutam por um espaço mínimo no ponto de venda.

Consequência de Rupturas de estoque - Vendas

O perfil do consumidor mudou, hoje ele quer tudo para ontem, o cliente não vai deixar o mercado sem adquirir o item que pretendia comprar, e hoje em dia o consumidor não tem mais aquele hábito de estocar produtos na sua casa, na grande maioria das residências a compra é feita de forma semanal.

Consequência de Rupturas de estoque - Conflito com o varejo

Se um produto passa por constantes problemas de ruptura de estoque o relacionamento com o varejo fica abalado, o varejista sabe que se o consumidor não encontrar o produto que quer, pode mudar o hábito e começar a frequentar outros pontos de venda. Não é incomum o varejo simplesmente expulsar marcas que não tem giro ou apresentam problemas de estoque.

Consequência de Rupturas de estoque - Fidelidade​

Muitos consumidores herdaram suas preferências de marcas do seus pais, avós e como de costume seguem fiel a marca, mas uma vez que sua marca apresenta problemas de Rupturas de estoque o consumidor pode experimentar a marca do concorrente e fazer a troca.

Alguns produtos tem o Lifetime Value altos, são produtos que o consumidor utiliza a vida toda, já imaginou quanto dinheiro isto representa?

Rupturas de estoque devem ser levadas a sério, como um dos principais itens do check list de vendas e Marketing.

Quantidade de Rupturas é um dos principais indicadores de desempenho KIP do Trade Marketing.

Precisa montar uma estratégia de Trade Marketing para eliminar as Rupturas de Estoque no seu ponto de venda? Entre em Contato com a DM Action, teremos prazer em ajuda-lo.

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